Os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, costumam surgir entre os 17 e 25 anos. Apesar de nem sempre causarem problemas, muitas vezes a remoção desses dentes se torna necessária. Mas como saber quando é necessário extraí-los?
Os sisos são os últimos dentes a nascer. Estão localizados na região mais posterior da boca, tanto na arcada superior como na inferior. Nem sempre os sisos "nascem", algumas pessoas não desenvolvem o germe desses dentes e ele não chega a se formar. Entretanto, em algumas situações, por mais que os sisos não consigam completar a erupção, eles podem se desenvolver e ficarem retidos no osso, como quando não há espaço suficiente na arcada ou quando ele está em uma posiçaõ que impossibilita a erupção.
A extração do siso nem sempre é necessária, mas são comuns as situações onde ela é indicada, seja para prevenir possíveis problemas ou para tratar algum problema que já está acontecendo em decorrência desses dentes.
Aqui, listaremos algumas das causas mais comuns para indicar a remoção dos sisos:
- Dentes inclusos ou parcialmente erupcionados
- Sisos que não conseguem nascer completamente ficam "presos” no osso ou gengiva, o que pode levar a infecções, desenvolvimento de lesões e cistos, entre outros.
- Sisos que não conseguem nascer completamente ficam "presos” no osso ou gengiva, o que pode levar a infecções, desenvolvimento de lesões e cistos, entre outros.
- Dor ou inflamação
- A dor constante ou a inflamação na região do siso são sinais de que o dente pode estar causando problemas. Se de fato o siso estiver sendo responsável pelo incomodo e desconforto, a extração pode ser uma solução viável.
- Cáries ou doenças periodontais
- Pela dificuldade de higienização, os sisos são mais propensos a desenvolver cáries e problemas na gengiva. Caso o problema não seja identificado em um estágio inicial, outras alternativas de tratamento, como o de canal, acabam tornando-se mais complicadas e sendo assim preferível optar pela extração.
- Riscos para tratamentos ortodônticos
- Quem usa aparelho ortodôntico pode precisar remover os sisos para evitar que eles comprometam o alinhamento dos dentes, cabendo ao ortodontista definir o melhor momento para realizar a extração.
A extração do siso é um procedimento cirúrgico que, a depender do caso, pode ser bastante simples ou complexo. Alguns fatores como posição do dente, anatomia das raízes, proximidade de estruturas anatômicas e outros precisam ser avaliados previamente através de um exame de imagem (radiografia panorâmica ou tomografia computadorizada quando necessário) e são essenciais para o planejamento cirúrgico e escolha da melhor abordagem.
O que esperar quando for extrair meus sisos?
- O dentista avalia a necessidade com exames clínicos e radiografias.
- O procedimento é feito sob anestesia local, sem que o paciente sinta qualquer dor durante o procedimento.
- Após a cirurgia, é necessário seguir cuidados específicos, como evitar alimentos duros e manter a higienização adequada.
- Recuperação e volta a rotina normal em 7 a 10 dias e remoção dos pontos.
Se você sente dores ou tem dúvidas sobre seus sisos, marque uma consulta na Domenico Odontologia. Clique no botão flutuante do WhatsApp que aparece em seu navegador e agende uma avaliação agora mesmo! Avaliamos cada caso com cuidado para garantir a saúde do seu sorriso. Siga-nos no Instagram @domenico_odontologia para mais dicas e informações sobre saúde bucal.
Seu sorriso merece atenção! 😊